Sped, NF-e, eSocial


Sped é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital. A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Também de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, criado com o intuito de documentar, para fins fiscais, operações de circulação de mercadorias ou prestação serviços.

O eSocial é um projeto do governo federal que coleta informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e outros dados previdenciários e fiscais previstos na Lei n° 8.212, de 1991.

Consulte em [Informações] cartilha editada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre esses três temas.

 


Informações