Redução do custo Brasil

15/3/2021

O Sindipeças tem trabalhado intensamente, em conjunto com outras entidades setoriais, no projeto Redução do Custo Brasil, da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia. Segundo notícia veiculado no site da Sepec quando o projeto foi criado, em 2019, “pela primeira vez, o governo federal conseguiu medir, em parceria com o setor privado, o chamado ‘custo Brasil’, termo que descreve o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem e comprometem novos investimentos e pioram o ambiente de negócios”.

O estudo analisou os principais entraves à competitividade do setor produtivo brasileiro. Foram destacados indicadores nas doze áreas consideradas vitais para a competitividade. O diagnóstico compara o custo de se produzir no Brasil com o da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O programa de melhoria de competitividade estabeleceu canal centralizado de comunicação, por meio de ferramenta divulgada no site do Ministério da Economia para recepção de proposições de políticas públicas e soluções para a melhoria do ambiente de negócios. A partir dessa primeira experiência, o processo foi ampliado para outros setores do governo federal.

Consulte resumo detalhado do projeto e conheça a metodologia completa das estimativas.

Para saber mais, envie mensagem para ld-relacoesgovernamentais@sindipecas.org.br.

.